Os novos padrões arquitetônicos, o novo cenário mundial e a mudança de comportamento contribui para as pessoas ficarem mais em suas casas. A cozinha que já era o coração da casa, o centro de convívio da família ganhou mais destaque e atenção.

Neste novo cenário a coifa tornou-se um eletrodoméstico fundamental, seja por sua funcionalidade ou por seu efeito estético. Imprescindível nas cozinhas com bancada de cocção em ilha, nos ambientes integrados, open house e Lofts.

Neste artigo vamos discorrer sobre a capacidade de tiragem ou vazão x eficiência e desempenho das coifas, talvez a principal conveniência para projetos contemporâneos.

A tiragem ou vazão de uma coifa é a capacidade que a coifa tem de renovar o ar do ambiente medida em m³/hora, ou seja quantos m³ de ar, vapor, odores a coifa vai extrair por hora, do ambiente onde está instalada. Para uma coifa ter eficiência mínima ela deve renovar o ar pelo menos 12 vezes por hora.

Qual é a real capacidade de extração de uma coifa? Como é aferida e qual a norma que regulamenta a medida da vazão das coifas e depuradores?

O cálculo de vazão é simples: Área cúbica x 12 renovações ou A (Altura) x L (Largura) x C (Comprimento ou Profundidade) x 12 renovações.

Exemplo: Cozinha com as seguintes dimensões: 4 m x 4 m x 2,5 m de pé direto, sendo o volume total de 40 m³ x 12 renovações/h = 480 m³, logo a vazão recomendada é de no mínimo 480 m³/h (IEC), mas deve-se levar em conta fatores como as correntes de ar, ventilação, layout do ambiente, anteparos, mobiliário, não previstos, pois a aferição é realizada em laboratório, sem influência de nenhum destes fatores.

Todavia esta fórmula não considera fatores intangíveis como a tolerância individual aos odores da cocção. Quanto menor a tolerância, maior deve ser o número de renovações por hora o que resulta em coifas com motores mais potentes e outras tecnologias como a aspiração perimetral que aumenta a eficiência e a capacidade de renovação de ar.

Padrões e Normas de medidas de vazão

No Brasil as coifas não são certificadas por nenhum órgão regulador e não há obrigatoriedade em atender normas específicas, sendo a mais adotada comercialmente no Brasil a Vazão Livre.

Anemômetro Digital

Esta medida é realizada utilizando-se um anemômetro digital com o motor da coifa em bancada (laboratório), sem a mesma estar instalada, em condições normais de uso. Esta forma de aferição é errônea, uma vez que não leva em conta uma série de outras variáveis que afetam o cálculo de vazão real de tiragem e o desempenho final das coifas, tais como: a distância da captação até a saída externa, diâmetro dos dutos, curvas e reduções.  

A outra forma de medida de desempenho das coifas residenciais segue a Norma Internacional IEC 61591 – Comissão Eletrotécnica Internacional, uma norma pouco adotada no Brasil que mede a capacidade real de vazão e ruído das coifas em potência máxima, e especifica os métodos e parâmetros para aferição. Este método simula uma coifa instalada em condições reais com 1 metro de duto de 150 mm sem nenhum obstáculo.

Ao comprar sua coifa fique atento as informações técnicas e qual a norma que o fabricante adota.

DICAS

  1. Como posso aumentar e purificar melhor o ar da minha cozinha? Recomendamos ligar a coifa pelo menos 05 minutos antes de iniciar o cozimento, e desligá-la somente 10 minutos após o término do cozimento.
  2. Antes de ligar sua coifa feche as janelas e portas evitando desta forma a interferência de correntes de ar, o que compromete o desempenho de sua coifa.

Ficou com alguma dúvida?

Fale com os nossos consultores para maiores esclarecimentos – (51) 3343-3636 ou (51) 99832-3201.

Write A Comment