Quando pensamos em equipar a cozinha uma das primeiras preocupações é com a escolha do fogão, é nesse momento que surge uma enxurrada de dúvidas. Fogão de piso ou cooktop? Que tamanho? Com quantas bocas? A gás ou elétrico? Qual o melhor custo x benefício? Qual a marca mais confiável? Qual marca tem com o melhor suporte e o melhor pós-venda? E por aí vai.

São inúmeras as dúvidas, porém, se você já se decidiu e optou pelo cooktop (ou fogão de mesa), saiba que existem diferenças abissais entre os modelos a gás e os modelos elétricos (por resistência ou indução).

Placas de Indução

Ajudaremos a tirar todas suas principais dúvidas sobre o modelo de indução. Você já ouviu falar nos cooktops elétricos por indução? O que é, e como funciona? Tecnologia de Indução: A energia elétrica passa por um indutor que gera um campo magnético que então utiliza esta energia para gerar aquecimento controlável. Os alimentos são aquecidos pela movimentação das moléculas que são induzidas a se movimentarem e desta forma aquecerem. Mas para que isso ocorra é necessário o uso de panelas magnéticas ou com materiais ferrosos (Panela da Vovó, Le Cruset, Staub, Tramontina, etc.).

Os cooktops de indução de última geração apresentam inúmeras vantagens sobre as tecnologias convencionais. Além da reconhecida segurança, precisão, rapidez e eficiência; são econômicos, zero de desperdício de energia, e ainda, são práticos, fáceis de usar e de limpar.

Separamos algumas dicas que vão fazer você se apaixonar por essa tecnologia e pelos modelos de indução:

1 – Segurança – Neste quesito os cooktops de indução são incomparáveis em relação as demais tecnologias ou equipamentos de uma cozinha. A começar que estes modelos não utilizam a chama (fogo) e a mesa vitrocerâmica não aquece, apenas a panela; o cooktop de indução somente entra em funcionamento se o diâmetro da panela for compatível com a área de cocção que você selecionou para cozinhar; ChildLock uma função que trava o painel impedindo o acionamento acidental por crianças; Timer, você programa o início e o fim de cozimento em todos as zonas de cocção, sem o risco do cooktop ficar ligado indefinidamente;

2 – Rapidez, Precisão e Eficiência – A geração de calor por indução é muito mais rápida que as demais alternativas, economizando tempo de cozimento. A água, por exemplo, ferve muito mais rápido que nos cooktops a gás e elétricos por resistência. Quando a função Boost é acionada, é possível ferver 2 litros de água em apenas 6 minutos. Com os cooktops de indução você tem um controle extremamente preciso da potência (controle digital deslizante de temperaturas de 1 a 9), aumentando a eficiência na hora de cozinhar e produzir suas receitas.  

3 – Econômicos com ZERO de desperdícios – A panela é aquecida pelo campo magnético, recebendo diretamente 100% da energia gerada. Já nos fogões tradicionais e cooktops a gás, a chama perde em média 30% da energia gerada se dissipando pelo ambiente, como resultado, além das quebras, perdas econômicas, o tempo para o preparo de uma receita aumenta consideravelmente;

4 – Bem-estar – A tecnologia de indução nos cooktops vem sendo amplamente utilizada pelos Chefs Europeus principalmente nos pratos mais demorados, com mais tempo de cozimento, e ganhando adeptos por um simples fator, como a perda de calor para o ambiente é muito pequena, o calor dissipado para o ambiente é infinitamente menor deixando a temperatura da cozinha mais agradável, particularmente durante os meses de verão;

5 – Fáceis de usar, limpar e ainda são resistentes – Os cooktops de indução disponíveis no mercado brasileiro estão alinhados com a mais alta tecnologia europeia. Programas automáticos, intuitivos e inteligentes tornam a vida do cozinheiro uma verdadeira barbada. Já a limpeza… dispensa comentários. Como a mesa é vitrocerâmica (Schott Ceran https://www.schott-ceran.com/portuguese/service/care.html ) a porosidade é quase ZERO, com baixa aderência à superfície, tem maior resistência que os vidros comuns (não sendo, porém, totalmente inquebráveis). Ao mesmo tempo apresentam baixa condutividade térmica e resistência a choque térmico.

Quer conhecer a linha completa de cooktops de indução, suas tecnologias, acesse
https://www.exseletrodomesticos.com.br/loja/catalogo-221653-278- ou converse com um de nossos Consultores pelo fone: (51) 3343-3636

Comments are closed.