Quando se pensa em equipar a cozinha logo vem à cabeça a preocupação na busca de eletrodomésticos que tenham design e estejam em harmonia com os demais cômodos da casa, além de serem funcionais, práticos e econômicos. Eletrodomésticos intuitivos e interativos que buscam otimizar o tempo utilizando aplicativos e programas inteligentes para gerenciar as tarefas rotineiras de ligar, selecionar programas, limpar, cozinhar, desligar; praticidade no funcionamento e na limpeza dos equipamentos.

Este é o desafio e as novas diretrizes das grandes marcas internacionais que se fizeram presentes nesta edição da Eurocucina. Cozinhar e conviver em um ambiente em total harmonia utilizando recursos tecnológicos de ponta.

Abaixo destacamos os novos padrões, as novas tecnologias e as tendências que certamente estarão disponíveis no mercado brasileiro, nos próximos anos.

O Black com variações de matizes, texturas e materiais se consolida como a cor da vez nesta edição da FTK. Todas as marcas presentes apresentaram suas linhas em vidro preto alto brilho, fosco, em aço preto fosco, acetinado, escovado. Segundo os especialistas esta afirmação deve-se ao fato da cor preta ser neutra; um curinga frente aos acabamentos dos modulados, por ser de fácil limpeza e manutenção.

Os acabamentos com cores Vintage ou inspirados em padrões naturais também se fizeram presentes, nos fornos, coifas, cooktops e refrigeradores, como alternativa e aposta de algumas marcas.

Nos Fornos elétricos Standard (60 x 60 x 60) foi onde encontramos a maior oferta de novas tecnologias. Salientamos dois avanços tecnológicos que se consolidam a cada edição da FTK: a função vapor nos fornos elétricos (combi steam), que combina as funções convencionais de um forno com a tecnologia à vapor criando infinitas possibilidades de uso (o vapor preserva os princípios nutritivos dos alimentos como vitaminas e sais minerais sem perder o toque crocante nas carnes, peixes, pães, verduras e legumes), e a função micro-ondas (fast cook) incorporada aos fornos multifunção, alta velocidade no tempo de preparo do micro com os benefícios de um forno elétrico, multiplicando as possibilidades de programas e uso do forno.

Destacamos ainda algumas conveniências e melhorias nos fornos que se consolidam, como o aumento da capacidade interna dos fornos que nos anos 90 não passavam dos 55 litros passam a ter 70 litros ou mais (extra large), um ganho considerável no espaço interno. Os fornos em sua maioria passam a utilizar guias telescópicas para projetar os pratos e ter um campo visual mais amplo, muito prático e funcional. O fechamento suave (Gentle close – Soft closing), da porta nos fornos e nos fogões de piso, um pequeno detalhe, mas um grande diferencial que aparece nas dobradiças possibilitando amortizar o fechamento, evitando as pancadas acidentais.

Tecnologia TWO IN ONE. No Brasil já encontramos os fornos elétricos compactos padrão 45 cm (largura) com função de forno elétrico e micro-ondas. Na FTK além destes fornos os cooktops com exaustor no mesmo produto estavam nas stands das líderes de mercado, empresas conhecidas por desenvolverem e lançarem novas tecnologias. Trata-se de um produto que está ganhando espaço rapidamente na europa e vai chegar no mercado brasileiro em breve.

Os novos queimadores tripla chama Select flame com 9 níveis de graduação (de 400 a 5.000 Watts de potência) na manopla para um controle preciso da chama. Esta nova e revolucionária tecnologia busca de certa forma entregar aos chefs e cozinheiros o controle preciso da potência (chama) muito próximos aos cooktops de indução.

As coifas e depuradores em geral são sempre um espetáculo à parte, seja pelo belo design, seja pelas inúmeras alternativas aos tradicionais modelos de parede e ilha. As marcas européias apresentaram soluções de exaustão nas mais diversas formas, materiais, tamanhos, acabamentos e tecnologias. Coifas tradicionais, coifas retráteis de teto, coifas embutidas no rebaixo de gesso, coifas embutidas no cooktop (two in one), todas comprometidas com estética e funcionalidade.

Em termos gerais os lançamentos vêm de encontro com a nova ordem mundial onde o tempo e a sustentabilidade passaram a ser bens valiosos. Todos os líderes do segmento focados em desenvolver eletrodomésticos voltados na preservação do planeta e na otimização do tempo, sem abrir mão da praticidade e funcionalidade.

Tem que ser bonito, prático, funcional, econômico e sustentável.

Comments are closed.