O segredo da vida longa dos vinhos, espumantes e cervejas passa necessariamente pelo local onde ele repousa. Para saborear e desfrutar das qualidades de um bom vinho ou cerveja não dependemos apenas da escolha do produtor, da variedade, da safra, mas muito da forma de como armazenamos e cuidamos deles. As adegas e as cervejeiras recriam este ambiente ideal para conservação e armazenamento, independente do design, da capacidade ou tamanho. São projetadas para manter suas bebidas em um ambiente com temperatura controlada e constante, pouca ou nenhuma incidência de luz e raios UV e umidade em torno de 60%, sem trepidação ou ruído.

Preservar por longos períodos seus vinhos de guarda, complexos e envelhecidos, ou cervejas de baixa ou alta fermentação, sem sustos ou surpresas passa por um ambiente controlado, validado por quem entende de vinhos e cervejas, os Sommeliers.

Abaixo listamos os fatores ambientais mais agressivos aos seus rótulos :

Altas temperaturas. Procure por adegas e cervejeiras com compressor em seu sistema de refrigeração, onde através do termostato é possível o ajuste da temperatura com extrema precisão. Esse sistema, diferentemente dos climatizadores, impede que a temperatura externa interfira na temperatura interna. Cabe salientar ainda que o excesso de calor acelera principalmente na coloração e no envelhecimento do vinho, de anos para meses.

Incidência direta de luz, um tremendo inimigo dos vinhos e cervejas. ATENÇÃO redobrada neste quesito. LUZ sempre indireta, a incidência direta de luz solar acelera reações químicas que comprometem os compostos orgânicos, afetando o sabor, cor, aromas, O ideal é manter as garrafas em local escuro e com proteção dos raios ultravioleta-UV. Na hora de escolher sua adega ou cervejeira pense nisso e opte por modelos com vidros reflexivos e escuros.

Umidade controlada e constante. O excesso de umidade danifica os rótulos e pode desenvolver fungos e outros micro-organismos que afetarão as rolhas e tampas, já a falta de umidade resseca comprometendo a vedação.   

Baixa trepidação: As vibrações agitam as moléculas das bebidas estimulando a fermentação e oxidação, transformando rapidamente as propriedades. Compressores inteligentes (anti-vibração), econômicos e com baixo nível de ruído, são de extrema importância no momento da escolha.

Como podemos ver, armazenar e conservar vinhos e cervejas por longos períodos, requer atenção e cuidados para não termos surpresas desagradáveis no momento de desfrutá-los.

Conheça a linha completa de adegas e cervejeiras das prestigiadas marcas nacionais acessando: https://www.exseletrodomesticos.com.br ou visite nosso showroom: Av. Berlim, 400 – Loja 01 – Bairro São Geraldo – Porto Alegre/RS

Comments are closed.