Quando pensamos em equipar a cozinha, surge dúvidas quanto ao modelo de cooktop a gás mais adequado para minha cozinha, o que devo considerar e quais os principais critérios que devo adotar neste momento.

O primeiro passo é avaliar o espaço disponível na bancada, a fim de determinar a largura do cooktop. A maioria dos cooktops a gás no mercado estão disponíveis em 3 versões: 60, 75 e 90 cm com diferentes configurações de potência e posição dos queimadores, independente do acabamento da mesa (vidro ou aço inox) e design.

Definido a largura, o passo seguinte é definir a potência e a posição dos queimadores na mesa de cocção. Este dado é de extrema importância para aqueles que se aventuram em receitas asiáticas, ou com muita fritura de carnes e pescados. Nestes casos você precisa de queimadores de alta potência conhecidos como tripla chama, dual flame ou semi-profissionais com potências superiores a 4.000 Watts. Faça a opção por modelos com os queimadores mais potentes na frente, pois facilitam o acesso e manejo das panelas.

Os líderes nacionais no segmento premium, priorizam seus modelos com os queimadores das marcas italianas SABAF e DEFENDI, reconhecidos internacionalmente por sua tecnologia, potência e eficiência. Equipam os cooktops das marcas de maior prestígio na Europa e EUA. Queimadores com potências que variam de 500 watts-1.700 Btu/h no simmer à 4.000 Watts-13.600 Btu/h (tripla chama) ou mais. Queimadores extremamente seguros, pois utilizam válvulas de segurança conhecidas como sicurgás ou stop gás. Os cooktops equipados com queimadores italianos vem preparados para utilização de gás GLP (botijões) ou GN encanado. Fique atento neste quesito.

DICAS E SEGREDOS:

• A largura, potência e configuração dos queimadores na mesa de cocção, são importantes, pois irão determinar o modelo de coifa mais apropriado para seu cooktop (vide matéria no blog: http://www.exs.com.br/blog/como-escolher-a-coifa-para-sua-cozinha/).

• No momento da escolha leve em conta o tamanho de suas panelas. Muitos cooktops não apresentam espaço suficiente entre os queimadores para acomodar grandes panelas, paellas e wok. A posição do queimador mais potente é fator determinante: central ou deslocado para lateral.

• Outro fator não menos importante é o desenho das trempes ou grelhas. Este quesito tem relação direta com estabilidade das panelas, segurança e com o manejo das panelas, principalmente quando tivermos que deslocá-las (arrastá-las) para os queimadores do fundo ou de menor potência.

• O fogão de mesa ou cooktop é o produto ideal para cozinhas minimalistas ou contemporâneas, vai muito além da praticidade, funcionalidade, segurança. Eletrodoméstico fundamental na ambientação e na decoração da cozinha ou gourmeteria.

Agora é só escolher o design e o acabamento para compor o seu ambiente.

Conheça a linha completa de cooktops a gás e escolha o modelo de sua preferência.

1 Comment

  1. Nossa senhora genteeee! agora sim posso comprar o Cooktop conforme minha necessidade ! Obrigado pelo esclarecimento!